UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação 

 

Disciplina: Educação Ambiental e Cinema (MCB 724)

Coordenador: Rafael Nogueira Costa

Participação especial: Fernanda Antunes (UFRJ Macaé), Marco Antonio Teixeira Gonçalves (IFCS/UFRJ) e Bruno Monteiro (NUTES/UFRJ)

 

Ementa

 

Sob a nomenclatura “educação ambiental” uma proliferação de visões ocorre, perfazendo um campo científico, educacional, legislativo e político. Coberto por uma vasta literatura o tema transforma-se numa aventura instigante na contemporaneidade. Da mesma forma o “cinema” e seus subprodutos proporcionam a proliferação de imagens e sons multiculturais. Pelos nossos canais de percepção assimilamos e descartamos estas informações diariamente. Somos levados por construções sociais que trazem visões e posturas políticas sobre diferentes mundos. Muitas “educações ambientais” e muitos “cinemas” compõem a discussão central deste curso.

Partindo da ideia de ausência de absolutismo, serão debatidas as seguintes questões:

  • Quais são os pressupostos políticos, epistemológicos e teóricos da educação ambiental quando observamos a sua implementação local pelas políticas públicas nacionais?

  • A prática cinematográfica pode ser usada como forma de alargar conceitos como tempo, espaço, movimento, imaginação, subjetividade e realidade?

 

O material da disciplina que não possui indicação de endereço eletrônico estará disponível na aba: Biblioteca.

 

Avaliação

 

A avaliação da disciplina consistirá em elaboração de trabalho reflexivo incorporando os temas e os debates realizados durante a semana. O conceito será individual para quem optar pela elaboração de texto (formato resumo expandido) e coletivo para quem optar pela elaboração de um produto audiovisual que estabeleça relação com a pesquisa científica de pelo menos um dos cursistas (aproximadamente cinco minutos, grupos com no máximo três alunos). Os trabalhos deverão ser entregues e apresentados oralmente no dia 16/07, segunda-feira, às 14h na sala 15B.