Cinema dialógico e participativo

Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD)

Restingas e Lagoas Costeiras do Norte Fluminense (RLaC)

Apresentam:

Personagens do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Uma série de documentários realizados com os moradores do entorno da Unidade de Conservação buscando compreender as diferentes relações entre a sociedade e o ambiente. A partir de uma forma dialógica e participativa de realizar pesquisas estamos construindo ecossistemas comunicativos e favorecendo a troca de conhecimento entre a ciência e os diferentes grupos sociais.

Detalhes: https://peld.macae.ufrj.br/

Uma breve introdução sobre a UC

narração: Prof. Dr. Francisco Esteves (NUPEM/UFRJ)

O projeto Personagens do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba vem sendo desenvolvido desde 2011. Buscamos, pela escrita imagética criativa e coletiva, compreender a implementação local da política pública nacional.

 

 

 

Referencial teórico

"Toda estrutura de uma sociedade encontra-se incorporada no mais evasivo de todos os materiais: o ser humano" Malinowski (1975)

 

Com base no conceito do olho composto, esperamos contribuir para ampliar o conhecimento da influência da política ambiental na vida e na realidade daqueles que viviam na região antes da criação da Unidade de Conservação (UC). 

 

 

                       Filme de encontro! 

 

Participe desta construção. É divertido! É um treinamento para a escuta sensível. Uma forma orgânica de conhecer a realidade do outro. Escutar, compreender, pensar e construir uma história, viva e inédita.

Mapa de localização.  Autor: Vicent Renaut.

 

 

 

 

 

 

[1] Projeto apoiado pelo edital n° 02/2012 Pró-Cultura e Desporto - PR5/UFRJ.

 

[2] As Unidades de Conservação (UC) são definidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), composto por 12 categorias, cujos objetivos específicos se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos (Brasil, 2000).

 

................................................................................................................................................

 

No sítio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, você econtra diversas informações a respeito do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 

 

Acesse: http://www.icmbio.gov.br

Confira o plano de manejo do Parna, aqui: http://bit.ly/16B1gjo

Para uma compreensão inicial das questões pesquisadas neste projeto, recomenda-se uma leitura do livro. Educação ambiental e gestão participativa em Unidades de Conservação. Organização Carlos Frederico Loureiro, Marcus Azaziel, Nahyda Franca. Rio de Janeiro: Ibase: Ibama, 2003. Leia aqui: http://bit.ly/1aaJM8o